CARGOS E SALÁRIOS
Gestão de Cargos, Salários e Carreira
A Gestão de Cargos e Salários estabelece aos colaboradores uma remuneração adequada, com justiça interna e competitividade externa, promovendo atitudes e estilos gerenciais que desenvolvam a iniciativa de ação, inovação, com foco nos resultados e outros comportamentos que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da organização no mercado.
Trabalhamos com a Gestão de Cargos e Salários como ferramenta de orientação aos colaboradores e à organização quanto as regras e os caminhos necessários para o progresso dentro da empresa, fixação de critérios que possibilitem a empresa agir de forma racional, profissional e impessoal, com o objetivo de reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus colaboradores.
O que é a Gestão de Cargos e Salários?
A Gestão de cargos e salários é um processo utilizado para orientar colaboradores e organização referentes às regras e os caminhos necessários para o progresso dentro da empresa, fixando critérios que possibilitem a empresa agir de forma mais racional, profissional e impessoal. É uma ferramenta que tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários.
Por que a Gestão de Cargos e Salários é importante?
- Manter o equilíbrio interno, proporcionando um equilíbrio entre os cargos e salários da empresa;
- Elaborar um plano de carreiras a fim de proporcionar o desenvolvimento profissional;
- Promover o equilíbrio externo dos salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado através de uma pesquisa salarial;
- Atrair, reter e desenvolver o Capital Intelectual com real capacidade para atender as necessidades e prioridades da empresa frente ao mercado;
- Estimular o aperfeiçoamento dos funcionários, possibilitando seu desenvolvimento profissional dentro da empresa, baseado nas perspectivas de aproveitamento interno através da ocupação de outros cargos;
- Aumentar o grau de comprometimento dos funcionários em relação à empresa e a satisfação com os ganhos e perspectivas de ascensão interna;
- Promover a transparência nas negociações salariais entre colaboradores e empresa;
- Tratar a remuneração dos funcionários de forma mais profissional e menos pessoal.
Situações que demandam Gestão de Cargos e Salários
- Diagnóstico organizacional;
- Reestruturação de funções;
- Problemas de atração e de retenção de talentos;
- Demandas originadas da investigação do clima organizacional;
- Insatisfação dos colaboradores em relação aos cargos e salários praticados;
- Normatização e organização das relações de trabalho entre a organização e seus colaboradores;
- Adequação da empresa às tendências atuais em gestão de pessoas;
- Promoção e reconhecimento do desenvolvimento das pessoas na organização.
Como funciona a Gestão de Cargos e Salários?
A Gestão de Cargos e Salários estabelecerá aos colaboradores uma remuneração adequada, com justiça interna e competitividade externa, melhorando o desempenho das equipes. Uma parcela desta remuneração dos profissionais está atrelada aos objetivos e metas da organização, o que desenvolverá uma cultura gerencial de comprometimento e engajamento em relação aos objetivos de longo prazo. Dessa forma, promove atitudes e estilos gerenciais que desenvolvam a iniciativa de ação, inovação, com foco nos resultados e outros comportamentos que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da organização no mercado.
O Plano de Cargos e Salários funciona através de uma política estruturada que define diretrizes gerais para estabelecimento dos salários de acordo com as funções, concessão de aumentos salariais e revisão da tabela salarial.
Resultados Esperados
A implantação de um Plano de Cargos e Salários possibilita um sentimento de justiça perante os funcionários, já que há clareza e transparência para administrar a definição das faixas salariais de cada cargo e a concessão dos aumentos salariais, eliminando fatores subjetivos. Também se espera, em longo prazo, a diminuição dos gastos com a folha de pagamento já que os salários dos novos funcionários são definidos de acordo com a nova política implantada.
Fluxograma do Processo
- Diagnóstico Estrutural;
- Identificação dos postos de trabalho;
- Descrição das atividades de cada cargo;
- Estruturação dos cargos:
- Responsabilidades;
- Competências técnicas comportamentais;
- Habilidades específicas;
- Grau de escolaridade;
- Classificação dos cargos e validação da diretoria;
- Pesquisa salarial;
- Estruturação da tabela salarial e aprovação da diretoria;
- Análise dos salários atuais e comparação com a tabela salarial (enquadramento dos funcionários na nova tabela);
- Definição da Política de Cargos e Salários e validação da diretoria;
- Comunicação da Política aos funcionários;
- Avaliação.